Mata Atlântica - Uma história ameaçada...

domingo, 26 de dezembro de 2010

Reflorestamento com eucalipto, será que é correto?

     Atualmente é crescente a utilização de selos de responsabilidade ambiental em diversa empresas do setor indústrial.  Em meio a uma sociedade que obriga as empresas a usarem a sustentabilidade ambiental. Utilizando parte de sua receita para o reflorestamento de áreas não utilizáveis pela empresa, bosques, parques ou jardins.

      Muitas empresas brasileiras, já aderiram a essa situação, porém, é necessário identificar o que é reflorestamento. Reflorestar significa; replantar em um lugar onde houve devastação da mata, dentro do conceito de reflorestamento, encontramos o de regeneração, que é plantar em um lugar onde a mata foi desmatada, a mesma mata que foi devastada. Normalmente uma espécie que compõe a vegetação típica da região a ser reflorestada sempre se adaptará bem, respeitando-se a compatibilidade de clima e solo.

      É muito comum no Brasil, fazerem reflorestamento social, ou seja, empresas degradam o ambiente e reflorestam essas áreas para minimizar os efeitos nocivos de fiscalização da sociedade. Reflorestam uma área, fazem divulgação e todo mundo acredita que a empresa está preocupada com o ambiente. É ai que mora o problema, diversas empresas não procuram fazem um levantamento histórico de plantas nativas da região, e introduzem diversas plantas exógenas, é muito comum que uma planta exuberante em uma região não consiga boa adaptação.

      No Brasil é muito comum as empresas que expõem selos de responsabilidade ambiental, fazerem reflorestamento com eucaliptos, uma planta exógena, de origem nativa da Oceania, e adapta-se praticamente a todas as condições climáticas. A idéia de reflorestamento está baseada, no estabelecimento de uma comunidade secundária, isso inclui flora e fauna, em nosso país não existem animais herbívoros, que nutrem-se de eucaliptos, ou seja, tratando-se de uma planta nativa da Oceania, acredita-se que esteja na base da cadeia alimentar de coalas e outros animais. No Brasil não existe coala, não que eu saiba. O eucalipto foi introduzido no Brasil em 1909, uma alternativa para as empresas que exploram celulose, pelo que seria uma opção adequada a evitar o abate de espécies nativas.


      Por ser uma planta que necessita de muita água, ela foi utilizada em áreas alagadas, para absorver água, deixando o local próprio para pecuária. No nordeste o eucalipto é muito utilizado por companhias de cerâmicas, elas utilizam a madeira para alimentarem caldeiras e fornalhas. Essa ação viabiliza os interesses dessas empresas, uma vez que, ampliam horizontes sócio-ambientais da população, e mantém os recursos para exploração.

      A sociedade precisa cobrar mais respeito a biodiversidade, é necessário que se utilize a vegetação nativa, e que se introduza nessa áreas uma flora, que atinja a necessidade da fauna local.

Para ler mais:
http://www.cincera.com.br/qualidade_natureza.php
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4771.htm
http://www.clickarvore.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reflorestamento

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto,
    tu ja tinha até comentado com a gente sobre isso, e é complicado mesmo, falam que tão amjudando e não fazem lá grande coisa. Tem que ficar de olho mesmo, pena que não se pode fazer muito por isso.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. E muito legal participar dessas coisas,pois vc esta fazendo algo para si próprio e aquelas pessoas que ñ tem consciência do que estão fazendo.
    Por isso que digo que o senhor e uma boa pessoa
    feliz ano novo e continue com esse pensamento.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse Blog, realmente estava-se precisando de meios que possibilitassem a discussão a cerca do meio ambiente. Já estou seguindo. SUCESSO!

    ResponderExcluir